Erp para confecção Tudo do sistema para produção Rz PCP Confecção

Gerenciar uma empresa de confecção é um grande desafio. Uma empresa de confecção visa alguns pontos básicos:
Planejar compras antecipadas, gerenciamento de estoque, definição de preço de venda, gerenciamento de chão de fábrica, prazos de entrega e garantia de qualidade.

Conseguir controlar isso tudo não é uma tarefa fácil. E sem um bom sistema Erp para confecção é quase impossível. A seguir irei estar demonstrando como funciona um fluxo de produção em nosso sistema ERP para confecção o qual a controla todo o fluxo de produção de uma industria têxtil e de confecção.

Cadastro de Cliente/Fornecedores

Para se iniciar é necessário cadastrar seus clientes, fornecedores, transportadoras e representantes.
No sistema ERP para confecção existe um módulo de cadastro individual para cada um. Onde é necessário informar os dados básicos para cadastros. É possível ainda se
obter os dados do Sintegra, basta informar o CNPJ e pronto o sistema preenche automaticamente para você, facilitando e dando agilidade na hora de cadastrar.

Cadastro de Mercadorias e Matérias Primas

Neste módulo é inserido todos os dados pertinentes ao seu produto, desde Referência, descrição, cores, grades, tabelas de preços até os dados fiscais. Ainda neste
mesmo módulo são cadastradas as matérias primas utilizadas pelo sistema de controle de produção Rz PCP Confecção.

Cadastro de ficha técnica

Na ficha técnica do sistema de produção RZ PCP Confecção é inserido toda a composição de seu produto. Informando quais as matérias primas utilizadas com seus devidos consumos e perdas.
Definindo ainda as etapas de produção, tempos de processos, valores de custos, valores de industrialização, instruções de conservação e frisos.
É muito importante que os dados definidos neste momento sejam revisados e confirmados, pois todo o fluxo de controle de produção do sistema vai ser baseado na ficha técnica para cálculos e sequencia de produção a ser adotada.

Formação do preço de venda

Após o cadastro da ficha técnica no sistema Erp para confecção Rz PCP Confecção , você pode formar o preço de venda do seu produto, definindo uma margem sobre o valor de venda, sobre o valor de custo, definir um valor de venda e calcular a margem

Lançamento de Pedidos

Para se efetuar um lançamento de pedido no ERP para confecção é necessário informar o cliente, o representante com sua % de comissão, a transportadora e formas e condições de pagamento, com isso no futuro serão geradas informações sobre comissão dos representantes bem como informações financeiras para posterior cobrança. E por ultimo definir a previsão de entrega e a tabela de preço aplicada no pedido.
Após estes dados preenchidos você insere as referências com suas respectivas quantidade, cores e grades.

Necessidade de Produção no Erp para confecção

No sistema ERP para confecção você pode obter a necessidade de produção gerando o relatório chamado demanda de produção.

A demanda de produção reúne e centraliza todos os processos e operações feitas e confronta com os seus pedidos, dando assim um posição negativa ou positiva de seu futuro estoque.

Desta maneira você consegue saber se precisa produzir ou não determinada referência, cor e tamanho.

Ordem de Produção

Após a analise das informações geradas pelo sistema ERP para confecção e com o resultado da demanda de produção ou plano mestre de produção você pode dar início em sua produção, iniciando pela Ordem de Corte e seguindo todo o roteiro de produção definido na ficha técnica do produto.

Ordem de Corte

Este local é a primeira etapa da produção, onde você informa a referência, as grades de seu encaixe e quais cores deseja produzir.

Após definido a referencia o sistema calcula e reserva baseado na ficha técnica todas as matérias primas necessárias para a produção de sua ordem de corte. Lembrando ainda que é possível alterar insumos que estão definidos na ficha técnica por outro semelhante, algo que é bem comum no dia a dia de uma confecção.

Demanda de matérias primas

Após todas as Ordens de corte lançadas, você consegue calcular a sua demanda de matéria prima, ou seja, baseado na sua perspectiva de produção você consegue saber se para produzir tudo que precisa você irá precisar comprar ou não os insumos necessários.

Neste mesmo local o sistema centraliza os pedidos de compras em aberto, as reservas de matérias primas já efetuadas e calculo o saldo futuro de cada insumo. Após o calculo efetuado é possível se lançar um pedido de compra para cada
fornecedor.

Enfesto

Após a ordem de corte finalizada, você deve informar ao sistema que a mesma foi cortada, ou seja gerar o enfesto.

Neste momento o sistema importa o que foi definido na ordem de corte e calcula a baixa o estoque dos tecidos utilizados e reservados.

Remessa para facção no ERP para confecção

Diferente de planilhas para controle de produção com um sistema ERP para confecção todos os processos são sequencias e integrados , gerando menos digitação de dados e informações consolidadas e precisas, logo depois de finalizado o enfesto é necessário gerar a próxima etapa realizando a remessa para facção, que nada mais é que a Ordem de produção efetuada por terceiros.

Onde é possível se controlar o saldo a receber, o estoque de produtos em terceiros, e o valor a pagar para cada fornecedor, alem de saber em que fase da produção determinada peça ou lote se encontra. A cada retorno parcial ou total é possível se atualizar o estoque de seu produto acabado.

Separação/Expedição de pedido

Após sua produção da roupa finalizada e com o produto em estoque é possível se iniciar a separação dos pedidos no setor de expedição.

Onde você consegue automatizar a expedição com o leitor de código de barras.

Ainda é possível faturar parcialmente seus pedidos, ou seja, mesmo não tendo produzido tudo que seu cliente pediu você já consegue faturar e enviar o que está pronto, efetuando assim entregas parciais deste pedido.

Faturamento/Emissão de nota fiscal:

Após a separação feita você precisa emitir a nota fiscal para envio dos produtos e realizar a etapa final do faturamento no sistema ERP para confecção Rz PCP Confecção, para isso basta abrir o pedido desejado e emitir a nota fiscal a partir dele.

Em seguida o sistema autoriza o uso da nota fiscal eletrônica e seus produtos estão prontos para despacho, gerando o contas a receber contra o cliente e a a baixa de estoque dos produtos inseridos na nota fiscal, comissões a pagar para os representantes , contas para transportadoras e informações contábeis que serão posteriormente enviadas para atender requisitos fiscais como SPED, Sintegra, Bloco K dentre outros.

 

Erp para Confecção