A gestão de qualidade em uma indústria de confecção é fundamental, pois apenas produtos e peças de qualidade são capazes de vender, gerar lucro e conquistar uma base de clientes sólida.
Caso o produto não seja desenvolvido dentro dos padrões de qualidade que o mercado espera, o negócio é engolido pela concorrência e reduz significativamente suas vendas.
Para que a qualidade das peças seja garantida, é preciso desenvolver um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva todo o processo de produção, começando com a compra dos materiais para a confecção e terminando no cliente de varejo.
Essa tarefa não é fácil, mas é totalmente possível, principalmente se você tiver em mente alguns passos e dicas fundamentais, que vamos te mostrar a seguir!
Passos para um bom gerenciamento de qualidade em indústria de confecção
Com algumas medidas estratégicas, é possível garantir a qualidade do seu produto e se posicionar na liderança do mercado, veja só:
- Invista na contratação
A qualidade do seu time reflete diretamente na qualidade do seu produto. Contrate pessoas com experiência da indústria de confecção, de preferência algumas que tenham experiência em gestão. É claro que alguns dos seus empregados podem ser sazonais, dependendo da demanda, mas você precisa ter um time principal composto de empregados consistentes e de qualidade.
- Faça treinamentos constantes de pessoal
Novos empregados, e mesmo os mais antigos, devem ser constantemente treinados em relação ao controle de qualidade dentro da empresa. É muito difícil exigir que seu empregado trabalhe de uma forma se você não ensina a ele como fazer. Com alguns treinamentos periódicos você garante que todos os funcionários da empresa então alinhados com as expectativas da empresa e com as exigências do mercado.
- Inspecione seus produtos constantemente
Crie uma rotina de inspeção das peças em diversas etapas do processo de produção. Não inspecione apenas um tipo de produto, e não deixa para realizar inspeções apenas nas etapas finais. Todos os tipos de produtos devem ser inspecionados, e etapas mais inicias de produção também devem ser incluídas nessas inspeções, pois quanto mais cedo um erro é identificado, mais fácil é de consertá-lo e seguir em frente com menores danos.
- Cerque-se de empresas de qualidade
Muitas vezes, a qualidade do produto final não depende apenas da sua empresa e dos seus funcionários, mas de parceiros, como vendedores e fornecedores. Procure profissionais com boas reputações, que já possuem experiência e cujo trabalho você conheça e confie.
- Faça pesquisas de satisfação
O maior juiz da qualidade do seu produto é o cliente, o consumidor final. Não adianta nada todas as etapas anteriores se no final das contas, o cliente não compra seu produto. Logo, ouvir dele o que ele pensa da qualidade que você entrega é fundamental. Criar um fluxo de devolutivas com os varejistas que trabalham com você pode ser uma boa forma de perceber como o mercado recebe seus produtos, e de identificar possíveis formas de melhoria.
Tudo é uma questão de organização, e a gestão de qualidade não é diferente. Para te ajudar com isso, diversos sistemas existem no mercado, como os que a Rz Sistemas oferece. Entre e contato e saiba mais!