Como já vimos no artigo sobre gestão de estoques, existe um processo bastante complexo entre a compra e gestão da matéria prima e insumos até o produto, e posteriormente, o controle d estoque do produto acabado.
Em cada etapa dessa e outras que vamos falar, é necessário ter um controle financeiro muito acirrado na indústria têxtil, para não se perder no meio de tantas necessidades da indústria têxtil.
O controle financeiro de uma indústria têxtil deve conter informações como preço de venda, custos, despesas, investimentos, ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Por fim, o ROI, para avaliar o retorno sobre o investimento.
A gestão de custos tem de levar em consideração os custos fixos e as variáveis, que não correm sempre.
A precificação é um ponto de EXTREMA IMPORTÂNCIA!
Se o preço de venda não for elaborado da forma correta, o negócio terá sérios problemas e sofrerá prejuízo, correndo risco de quebrar.
Nem todo capital que entra é lucro, portanto é muito importante ter um sistema de gestão integrado, que já traga as informações consolidadas de custos (matéria prima, pessoas, custos fixos do local, impostos, etc.) para que a margem esperada dos produtos sejam aplicadas corretamente e se tenha sucesso na operação como um todo.
Ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de uma indústria têxtil
Não basta apenas colocar o preço nos produtos. O ROI tem que cobrir os gastos e os empreendedores, as vezes por falta de informação, não tem uma visão completa de todos os custos que estão envolvidos no negócio.
Precificação e gestão financeira do negócio é um assunto muito sério.
O sistema ERP para gestão da confecção permite que os gestores visualizem o negócio como um todo e fiquem atentos ao ponto de equilíbrio.
A receita das vendas tem que superar os custos da indústria.
E ter uma visão sistêmica das vendas ajuda a antecipar ações de correção para promover melhorias e atingirem as metas do período.
Retorno sobre investimento na indústria têxtil
O início de uma indústria têxtil envolve muitos investimentos em maquinário, tecnologia e na implantação da planta fabril.
O ROI já se inicia nesse momento, e como os investimentos são altos, existe um tempo de retorno que precisa ser respeitado.
Porém, é muito importante a gestão saudável para que o caixa da empresa esteja sempre positivo.
Fluxo de caixa da indústria têxtil
O fluxo de caixa é o que mantem o negócio ativo. É muito importante entender todos os fluxos de entrada e saída, e tudo isso exige muito controle.
O controle do fluxo de caixa é um elemento crítico de sucesso. Sem um balanço positivo no caixa, todos os esforços se esvaem e não há lucro.
Registros humanos são sujeitos a falhas, e o uso de softwares de gestão integrada são fundamentais para manejar corretamente o do fluxo de caixa.
Sua empresa já utiliza algum sistema de gestão financeira focado na sua indústria?
Assista a esse vídeo sobre nosso módulo “Plano de Receitas e Despesas Gerenciais” e aproveite para agendar agora com um dos nossos especialistas.