Você sabia que não ter um controle no estoque de sua loja pode aumentar a chance de perder dinheiro ou até mesmo clientes? Além disso, quantos tipos de tecido você já deixou de vender por não saber exatamente o que você possui? Esse controle também evita a famosa situação do “tem, mas acabou” e isso muitas vezes ocorre, principalmente, em lojas virtuais. Ou seja, o ideal é que tudo o que estiver a venda, esteja disponível para entrega.
Outro ponto importante também é a organização entre loja física e virtual, pois a confusão de troca de estoques acontecem por utilizar o mesmo estoque para os dois negócios.
Além dos prejuízos para o vendedor, um estoque têxtil desorganizado causa frustração para o comprador, que espera ansioso pelo produto e no fim, ele não está disponível.
Vale lembrar que se até com grandes empresas isso é comum acontecer, então com você também pode. Portanto, iremos te dar algumas dicas de como controlar seu estoque de forma prática para se prevenir destes tipos de situações.
Controle rigoroso de produtos têxteis
Registrar todas as movimentações de entrada e saída do estoque é fundamental para o controle. Para maior rapidez, o ideal é registrar tudo em programas especializados na gestão da confecção, que atendem desde a entrada da matéria prima até a chegada na loja, é possível desenvolver planilhas no próprio Excel ou até mesmo em papel, que apesar de menos eficiente e ágil, o importante é não deixar de registrar nada.
Sistema de organização
Ter uma organização de onde cada tipo de tecido poderá se encontrado, é fundamental para um controle lógico. Quanto maior o estoque, melhor deve ser esse sistema.
Uma das dicas é dividi-los em cores e categorias e colocar códigos para facilitar sua localização.
Evite erros, estabeleça processos
A rotina é uma grande aliada nas ferramentas de controle para a indústria de confecção. Sempre que um produto é vendido, é importante cadastrá-lo imediatamente na planilha, além de dar baixa para atualizar o estoque.
Entenda o fluxo
Entender o fluxo de maior e menor entrada e saída de produtos ajuda a entender com que frequência ele deve ser reposto e confeccionado. Para isso, analise o histórico de vendas.
Agende as compras
Sistemas específicos para o controle de estoques, geralmente criam alertas para produtos que precisam de reposição. Mas caso não tenha um, crie um calendário e agende datas para compras ou produção de cada item. Para um planejamento completo, leve em consideração o crescimento ou queda de vendas de sua loja.
Tenha bons fornecedores
Sabemos que nada depende exclusivamente de você, por isso ter fornecedores bons e de confiança evita atrasos e falta de matéria prima em estoque. Para evitar problemas faça um teste com antecedência.
Caso sua loja trabalhe com estoque compartilhado com o fabricante, é ainda mais fundamental ter alguma ferramenta para verificar a disponibilidade dos produtos antes de vendê-los.
Para controlar seu estoque não é difícil, mas é importante ter atenção aos detalhes e ter uma rotina de organização. Seguindo essas dicas, seus clientes não terão problemas com indisponibilidade de produtos ao efetuarem uma compra.
Essa organização só traz benefícios para você, pois gera competitividade para sua loja, satisfação e fidelização de clientes.
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