Não é segredo que existem expressões usadas na indústria têxtil, que não são usadas em outros lugares. Por esse motivo veja o dicionário para confecções destinados aos iniciantes do setor!A língua é um mecanismo vivo. Falamos durante toda nossa vida, nos adaptamos ao ambiente e também o modificamos, isso quer dizer que sempre aprendemos novos vocábulos e que existem termos que são usados em certas áreas enquanto em outras áreas eles são desconhecidos e dentro das confecções isso não é diferente, por isso desenvolvemos essa enciclopédia para confeccionistas iniciantes e para todos que tenham dúvidas sobre alguma palavra.
Pensando em uma confecção de roupas, podemos dizer que há diversos setores e cada um conta com tecnologias e processos específicos, mas todos trabalham para o desenvolvimento do mesmo produto. Por isso esse dicionário para confecções mostra as expressões usadas na indústria têxtil com mais frequência, as principais palavras de cada setor.
O vocabulário das confecções em ordem alfabética
Alfinete: similar a uma agulha, porém geralmente há uma ponta com uma bolinha chamada de cabeça e a outra com terminação aguda, similar à ponta de uma agulha. São usados para fixar temporariamente (até o momento da costura) duas ou mais partes de um, dois ou mais tecidos.
Algodão/Cotton: umas das principais matérias-primas para tecidos, é possível usá-lo em qualquer peça do vestuário masculino e do feminino, a fibra é macia e é de origem vegetal.
Bobina: peça importante de uma máquina de costura que serve para armazenar parte da linha (pequeno carretel), fechar a costura e fica na parte de baixo da agulha principal (isso em uma máquina reta).
Bobinas de papel: Bobinas de papéis são utilizadas em plotters para confecção onde são impressos riscos em plotters especiais para posterior corte com máquinas de corte automatizadas ou de forma manual
CAD/CAM: sistemas, softwares usados para realizar desenhos digitais, como moldes e roupas, os sistemas CAD/CAM tambem conhecidos como sistemas de encaixe e modelagem propiciam além de uma modelagem mais precisa economia e agilidade na hora de cortar o tecido, pois os encaixes são feitos pelo computador utilizando algoritmos de inteligência artificial e podem tambem ser feitos por um operador humano utilizando o computador para obter o melhor aproveitamento do tecido em enfestos
Canelado: tecido que se adapta ao corpo, ele não fica apertado, mas fica justo. Com listras em alto-relevo, ele estica e contrai. É muito usado no punho de moletons.
Casear: ato abrir e costurar casas para botões em uma camisa.
Corte: ato de cortar um tecido para que ele seja costurado e vire uma roupa.
Croqui: desenho, esboço de moda usado para servir de base para novas peças e novos designs.
Enfesto: é o ato de alinhar e cortar múltiplos tecidos em uma única vez.
ERP: originária do termo em inglês “Enterprise Resource Planning”, que em tradução é: Sistema Integrado de Gestão Empresarial. ERP é um programa, um software destinado a integrar os dados, serviços, tarefas e sistemas de uma empresa.
Facção: sistema e indústrias que não têm marca própria, mas prestam serviços de corte e costura para outras confecções de roupas, lojas ou indústrias, em algumas regiões do pais as facções de costura tambem são chamadas de oficinas de costuras
Graduar: aumentar ou diminuir proporcionalmente (de acordo com o tamanho) um molde já existente, um sistema de CAD/CAM de modelagem ajuda em muito neste processo
Máquina de costura Bordadeira: máquina destinada ao bordado decorativo, com a possibilidade de fazer diferentes desenhos nas peças.
Máquina de costura caseira: máquina mais simples e menos potente de costura; ideal para costurar poucas peças.
Máquina de costura Galoneira: máquina destinada a fazer acabamentos nas peças de roupas, como bainhas, barras, inserção de elásticos e inserção de viés.
Máquina de costura Overloque: máquina também destinada ao acabamento das peças. Ela alinha as extremidades do tecido (corta) e costura as bordas para não desfiar.
Máquina de costura Reta: é a máquina de costura mais comum vista, usada para o ponto convencional, o que percorre uma linha reta.
Modelagem: é o ato de pegar o desenho de moda (croqui) e passá-lo para um molde, com medidas calculadas para recortá-lo, assim é possível usar o molde como base de corte para os tecidos.
Piloto: roupa já pronta que é usada como base de outras peças.
Plotter de risco : máquina utilizada nas indústrias têxteis para cortar, em grande quantidade e em pouco tempo, moldes e às vezes tecidos, para ter uma plotter de risco é necessário tambem ter um sistema CAD/CAM de modelagem e encaixe pois a plotter apenas imprime oque esta no sistema de modelagem e encaixe
Tecido plano: é o tecido que a sua trama é lisa; as linhas verticais e horizontais se cruzam, mas são iguais. O tecido é liso, alem disso ele não tem dobras como no tecido tubular.
Tecido Tubular: Tecidos tubulares são feitos por teares circulares que acabam gerando um tecido em forma de tubo, por isso o nome tecido tubular, é geralmente utilizado para fazer malha tubular, que pode tambem ser ramada para sair do formato de tubo e gerar um tecido muito parecido com tecido plano.
Os teares circulares são máquinas de altíssimo rendimento, capazes de produzir tecidos com as mais diferentes características.
Esse foi um breve vocabulário das confecções que trouxemos hoje. Para conhecer mais sobre o universo da indústria têxtil, acesse nosso blog e tire todas as suas dúvidas!