O enfesto do tecido é um processo de produção ou sequência de produção de um determinado produto da industria têxtil e de confecção que consiste em estender o tecido em camadas ou folhas, uma sobre a outra, de forma a facilitar o corte simultâneo das peças comercializadas pela confecção.
É importante que cada camada fique completamente plana e alinhada uma sobre a outra, também é importante saber qual o tipo de tecido será enfestado, quais equipamentos serão necessários para o enfestar o tecido, qual a orientação do fio, o alinhamento de ourelas, obter o melhor aproveitamento do tecido e etc.
No sistema para confecção RZ_PCP_Confecção um enfesto é gerado sempre a partir de uma ordem de corte pré cadastrada, onde o usuário ira apenas informar a ordem de corte, referencia do produto, cores e tamanhos cortados e gerar o enfesto.
No sistema para confecção RZ_PCP_Confecção ao informar as quantidades cortadas no enfesto o sistema ira fazer então a atualização de reserva e estoque físico dos tecidos e dos demais insumos conforme a ficha técnica do produto e registrar a realização da sequencia de produção que também é baseado na ficha técnica do produto e deixando pendente a próxima sequencia de produção se seria, por exemplo, uma remessa para facção ou remessa para estamparia ou remessa para bordado, podendo então o usuário ou responsável do setor acompanhar através do relatório de posição de produção por enfesto as quantidade realizadas em cada sequencia de produção, mapeando as perdas por processo bem como a previsão de entrega do lote.
Tipos de enfesto feitos em uma confecção
- Enfesto Par : Neste sistema de enfestar as folhas são dispostas direito com direito e avesso com avesso. Este método é o mais rápido, pois aproveita a ida e a volta da enfestadeira, resultando em duas partes de cada peça, uma direita e uma esquerda.
- Enfesto Ímpar: Neste sistema de enfestar cada vez que estender uma folha é preciso voltar com a enfestadeira no início da mesa do enfesto e recomeçar a estender a folha seguinte. Este método gera mais trabalho uma vez que só é aproveitado a ida da enfestadeira e resulta uma parte de cada peça, direita ou esquerda.
Métodos de enfestar ou estender o tecido na industria têxtil
- Enfesto manual: É feito sem auxílio de máquinas. Duas pessoas estendem o tecido sobre a mesa de corte, sendo um o responsável pelo casamento lateral de um dos lados do tecido, este método é utilizando somente em confecções muito pequenas que ainda não tem uma maquina do tipo enfestadeira.
- Enfesto mecânico: É feito com auxílio de maquinas enfestadeira (máquina enfestadeira) o qual transporta o rolo de tecido de um lado para o outro ao longo da mesa de corte, com uma ou duas pessoas deslocando a maquina sobre a mesa.
- Enfesto elétrico: É feito com auxílio de maquina eletromecânica ou enfestadeira automatizada o qual programa-se o comprimento do enfesto, o número de folhas de tecido e o tipo de enfesto, e ai a enfestadeira estende o tecido sozinha
Cuidados ao enfestar ou estender o tecido.
- Alinhamento do tecido: O tecido deve estar alinhado, se possível, nas duas bordas. Caso não seja possível, deverá ser alinhado em um dos lados (ourela).
- Estiramento excessivo do tecido ou tensão: Deve ser evitada a tensão ou estiramento no tecido, pois após o corte as peças cortadas ficarão menores do que a modelagem.
- Enrugamento do tecido: É necessário ajustar o tecido no topo das camadas, caso contrário provocará bolhas de ar dentro do enfesto ocasionando distorções no corte.
- Controle de desperdício nas extremidades: Cortar somente o necessário para evitar um maior consumo de tecido, controlando o desperdício nas extremidades.
- Descanso prévio dos tecidos: Após enfestar ou esticar o tecido deve-se deixar o tecido descansar por algumas horas para evitar que as peças cortadas fiquem menores que a modelagem.
- Marcação dos defeitos do tecido: Durante o processo de enfestar ou estender o tecido os profissionais responsáveis pelo processo devem identificar e marcar as possíveis falhas do tecido.
Como melhorar o processo de enfesto em sua confecção
Para melhorar o processo de enfesto em uma confecção o ideal é ter uma enfestadeira , sendo que uma enfestadeira mecânica ajuda em muito neste processo, ter um planejamento ideal na ordem de corte definindo corretamente os tecidos e matérias primas e aviamentos utilizados no processo, ter um bom sistema para controle de produção de sua confecção (PCP) como o Rz PCP Confecção, alem de encaixar as peças utilizando um software CAD para confecção para aproveitamento de tecido como e software de encaixe e modelagem RZ CAD e uma plotter especial para risco como a Rz Têxtil JET .