A indústria da roupa é uma indústria que não pára. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, as pessoas precisam se vestir. Logo, investir em uma confecção de roupas pode ser um negócio muito lucrativo, isso, é claro, se você souber como administrá-la.
Por isso, separamos aqui alguns passos para a gestão de uma confecção de roupas, que se seguidos corretamente, colocarão a sua marca em posição de destaque e trarão excelentes resultados para as vendas.
Defina o seu objetivo de sua confecção
Apesar de a roupa ser um artigo, na nossa sociedade, de primeira necessidade, e sua venda ser ainda mais alavancada pela indústria da moda, uma marca precisa ter o seu diferencial. Portanto, é fundamental definir desde o início o que a sua marca tem de diferente pra oferecer para o cliente, qual é a sua posição no mercado, e qual o seu ponto de venda exclusivo, e qual a sua missão e sua visão com o seu negócio.
Pode parecer simples, mas a simples definição do que você é e de onde quer chegar te posiciona melhor no mercado, e te dá mais chances de sua confecção de roupas ser mais bem sucedida.
Defina o que os clientes pensarão da sua confecção
Aqui, é importante ter em mente a escolha do que os clientes vão pensar quando pensam na sua marca. Eles vão pensar na sua confecção quando precisarem de roupas para festas, para ocasiões formais, ou roupas do dia a dia?
Defina palavras que você quer que estejam associadas à sua marca. Você quer que ela seja sofisticada? Clássica? Inovadora? Quão mais clara essa mensagem for passada, mais fácil ela será entendida e retida pelos clientes, que recorrerão a você quando tiverem algo especificamente relacionado com a sua marca em mente.
Essa visão não deve ser apenas a do cliente, mas também dos funcionários, sócios e da concorrência. Como você é visto no mercado parte da sua história e da mensagem que você passa para os clientes, fornecedores, e parceiros.
Ser entendido no mercado e fazer com que os outros tenham uma imagem clara do que a sua confecção represente faz com que as pessoas confiem na sua marca, ponto fundamental para o sucesso em um mercado tão competitivo como o da confecção de roupas.
Deixe bem claro o motivo de os clientes virem até você, e não até a concorrência
Busque sempre um diferencial para os seus produtos, e tenha certeza de comunicar isso para os outros. Informe os clientes dos benefícios de adquirir a sua marca, e porque ela é melhor que a concorrência.
Ter essas vantagens claras em mente ajuda na definição de estratégias de marketing, e toda a equipe deve estar na mesma linha, e os funcionários devem ser treinados para ressaltaram exatamente os mesmos pontos, construindo uma imagem clara e robusta da sua confecção na cabeça dos clientes.
Aproveite todas as oportunidades para construir a sua marca
Toda e qualquer interação pode ser uma oportunidade de divulgar e tornar a sua marca conhecida. E toda interação que você, ou qualquer um de seus associados, tem com o cliente, é uma oportunidade de ganhar a sua confiança e fidelidade. Leve isso a sério.
Uma marca com um objetivo claro, com uma mensagem consistente, e com benefícios bem estruturados, é uma marca que passa confiança e ganha a lealdade dos clientes e dos parceiros. Invista nesses simples passos de gestão de negócios, e você verá que a sua confecção de roupas só irá crescer!
Administre com eficiência sua confecção
Como dito no primeiro paragrafo administrar a confecção é parte fundamental do negócio sem ele não adianta você criar o melhor produto e depois não conseguir planejar sua produção , isso só vai piorar sua imagem com seus clientes, não adianta também planejar a produção e não conseguir reduzir o desperdício de tecido.
É necessário também calcular com precisão os custos e preço de venda bem como os processos produtivos de sua confecção como os pedidos, ficha técnica , corte, enfesto, oficinas de costura e facções , e depois da peça pronta conseguir emitir a Nota Eletrônica e fazer a gestão financeira de sua confecção.
Por isso para controle de sua confecção conte com a experiencia da Rz Sistemas que desde 1998 ajuda a controlar as maiores confecções do Brasil.