As confecções não são modelos de negócios comuns, e possuem desafios próprios que envolvem características específicas do modelo de produção, necessidades específicas de gestão, e ainda tendências de mercado e aceitação do produto pelos clientes.
Uma confecção de uniformes, então, possui inúmeros outros desafios, e como tal apresenta necessidades específicas. As confecções de uniformes são negócios rentáveis, com boas possibilidades de crescimento e de retorno, mas necessitam de um planejamento específico para a sua abertura.
Isso porque o uso de uniformes é uma prática muito difundida no nosso meio, e é utilizado por diferentes tipos de pessoas, desde crianças que freqüentam creches até adultos que trabalham em grandes empresas.
No entanto, a confecção de uniformes possui algumas necessidades específicas, devido ao próprio perfil de negócio, que elucidaremos um pouco mais nesse texto.
Necessidades específicas de uma confecção de uniformes
Uma confecção de uniformes é um pouco diferente de uma confecção “tradicional’ devido às suas necessidades peculiares, dentre elas:
• Equipamento de costura específico, dependendo do tipo de uniforme a ser confeccionado. Isso porque, dependendo do público alvo selecionado, os uniformes terão características totalmente diferentes, exigindo equipamentos diferentes e específicos para cada tipo de uniforme.
• Profissionais experientes e qualificados na produção de uniformes, pois algumas uniformes não são como roupas normais, possuindo materiais diferentes, texturas diferentes, ou mesmo necessidades diferentes, como é o caso do uniforme dos bombeiros, que deve ser à prova de fogo, e totalmente seguro para permitir a prática profissional.
• Fechamento de contratos, pois uma confecção de uniformes não é igual a uma confecção de roupas tradicional, voltada para um público mais diverso. Uma confecção de uniformes necessita de contratos firmados com empresas, industrias, ou escolas, que consomem o tipo de uniforme produzido pela confecção. Essa é a melhor forma de garantir uma demanda fixa e uma cartela de clientes suficiente para manter o negócio.
• Escolha do material correto para a confecção das peças, pois alguns uniformes possuem necessidades especiais, seja por questões de segurança, como no caso dos uniformes dos bombeiros, dos policiais, e dos trabalhadores que lidam com materiais tóxicos e contaminantes, e essas necessidades determinam o tipo de tecido e acabamento a ser realizado.
• Trabalhar com designs e acabamentos específicos. Isso porque diversas empresas, e principalmente escolas, exigem que o uniforme seja confeccionado em um padrão específico, o que gera novos desafios em relação à manutenção da qualidade do produto, que deve estar sempre de acordo com o padrão de terminado e exigido pelo contratante, de forma ainda mais acentuada do que em uma confecção regular.
• A aquisição de licença específica para funcionar como uma confecção de uniformes ainda é uma necessidade específica desse tipo de confecção, apesar de todas as confecções precisarem de uma licença e permissão de trabalho.
Uma confecção comum já possui diversas necessidades específicas, diferentes de outros tipos de modelos de negócios. Uma confecção de uniformes, então, possui necessidades ainda mais diversas, gerando maiores desafios para o gerente da empresa.
No entanto, se administrada de forma correta, e tendo todas as suas necessidades atendidas, uma confecção de uniformes pode ser um negócio altamente rentável!