Quais são os prós e os contras de terceirizar sua confecção?

A terceirização em uma empresa é a delegação de etapas da produção para outras empresas, geralmente especializadas apenas nessa etapa específica. Diversos motivos podem ser encontrados para a terceirização em uma empresa, sejam eles financeiros ou de busca por uma melhor qualidade do produto.

Caso queira ver um video de como controlar facilmente a terceirização de sua confecção assista este video:

Dependendo da empresa e dos seus objetivos, a terceirização pode trazer benefícios claros, ou pelo contrário, pode gerar prejuízos. Cabe a cada administrador pesar os prós e os contras para tomar a decisão correta para o seu negócio.

Está na dúvida entre terceirizar ou não a sua confecção? Reunimos aqui as vantagens e as desvantagens de terceirizar uma confecção de roupas, para que possamos ajudar nessa escolha. Em última instância, ela dependerá do perfil e do objetivo de cada negócio no momento da decisão.

Vantagens de desvantagens de terceirizar uma confecção

A terceirização é um conceito moderno de negócios, presente em diversas atividades econômicas de bens e de serviços. Com a globalização, a número de empresas terceirizadas aumentou exponencialmente, e algumas indústrias possuem diferentes etapas de produção em diferentes países espalhados pelo globo.

Mas por que as empresas escolhem terceirizar a sua confecção?

Existem algumas vantagens na terceirização de confecções, dentre elas:

  • Redução dos custos de produção: quando se consegue uma indústria especializada naquela etapa específica da produção com uma capacidade de geração de trabalho maior do que a sua empresa, os custos podem ser menores do que na realização interna dessa etapa;
  • Redução de riscos e de responsabilidade: quando se terceiriza uma confecção, você está automaticamente transferindo os riscos dessa confecção para a empresa terceirizada. Aconteceu um acidente? Toda a produção do dia se perdeu? Você está segurado quanto a isso, e as contas a serem prestadas serão de inteira responsabilidade da empresa contratada;
  • Aumento da mão de obra disponível: quando se terceiriza uma confecção para empresas maiores, elas possuem uma mão de obra disponível maior e qualificada naquela etapa específica, podendo refletir em um aumento da capacidade de produção, sem necessariamente refletir em um aumento de custos com recursos de mão de obra, humanos ou não;
  • Garantia de qualidade e consistência do trabalho: quando se terceiriza uma confecção para uma empresa especializada nessa etapa, ela possui profissionais especializados e treinados para a realização dessa etapa, tendo controles de qualidade internos que garantem a entrega do produto dentro dos padrões acordados, para satisfazer o cliente, que é você;
  • Garantia de adequação aos prazos: como a empresa terceirizada vive apenas de uma etapa da confecção e de sua cartela de clientes, elas se esforça não só para manter a qualidade do produto, como também para mantém os prazos em dia, para firmar parcerias de longo prazo e se manter firme no mercado.
  • Diminuição do custo inicial para aquisição de maquinas que muitas vezes pode ter tempo ocioso dentro de sua empresa.

Mas, como toda decisão estratégica em negócios, a terceirização de uma confecção tem suas desvantagens. As principais são:

  • Custo aumentado para pequenas produções: se a sua confecção é pequena, pode não compensar financeiramente o investimento na terceirização, pois algumas empresas inclusive possuem um mínimo de produção alto para que aceitem o trabalho;
  • Controle de qualidade distante: ao terceirizar sua confecção, você não consegue controlar de perto, e da forma como gostaria, a qualidade dos produtos, e isso pode se tornar um problema com algumas empresas menos conhecidas. Portanto, é importante selecionar muito bem o sue parceiro, e que ele seja de confiança, antes de decidir terceirizar a sua confecção, pois o controle de qualidade se torna mais difícil;
  • Dificuldade de comunicação: ao terceirizar sua confecção, a comunicação entre as etapas de produção pode ser tornar mais difícil, bem como a correção de alguns erros que venham a surgir no caminho. Quando a terceirização ocorre em países diferentes, outras barreiras entram em jogo, inclusive a barreira linguística, que deves ser levada em consideração na hora de tomar a decisão de terceirizar.

A terceirização é uma prática comum, mas deve ser pesada em cada caso específico, para saber qual é a melhor decisão para a sua confecção, naquele momento.

 

Como controlar com eficiência a terceirização de uma confecção ?

Todo processo seja interno ou externo de uma confecção deve ser controlado, para controlar custos terceirizar uma industria têxtil é vital para a eficiência e lucratividade do negócio, porem não adianta reduzir custos se não se tem um controle eficiente de prazos e controle 100% preciso da terceirização, pois no meio deste processo podem acontecer roubos ou até mesmo perdas não mensuradas que vão levar um desvio significativo em seus custos e como as margens na industria é confecção são estreitas errar ali pode ser a difereça entre o sucesso e fracasso do negócio.

Para o controlar com eficiência a precisão a terceirização de uma confecção é  necessário um bom sistema ERP para controle e gestão da confecção , este software tem que controlar sua produção desde o inicio do processo de compra da matéria prima, passando pela ficha técnica, ordem de corte, enfestos e controles específicos de terceiros até a separação final do pedido.