As confecções são um tipo específico de indústria, que precisam se adaptar a enormes mudanças no mercado de forma constante, envolvendo modas e desejos do consumidor.
Sejam elas pequenas ou grandes, as indústrias de confecção precisam ser versáteis e de estar sempre em movimento.
Para que isso aconteça, uma das maiores necessidades dessas indústrias é a de produzir em tempo hábil para suprir as demandas do mercado e estar sempre em dia com as necessidades do mesmo.
Isso exige um sistema de gestão e organização de produção muito sofisticado, que seja capaz de entregar as soluções desejadas no tempo certo. Mas como realizar isso de forma precisa, minimizando os erros e potencializando os lucros?
A resposta é simples: utilizando sistemas de gestão específicos para indústrias de confecção. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
Os sistemas de gestão para as indústrias de confecção
Hoje em dia existem diferentes possibilidades de sistemas de gestão de confecção à disposição do empresário.
Dentre eles encontram-se os softwares PLM, do inglês Product Lifecycle Management, ou Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, os softwares de ERP para confecção, Enterprise Resource Management, ou Gerenciamento de Recursos Corporativos, o SCM, Supply Chain Management, em português, Gestão da Cadeia de Abastecimento, CRM, dentre muitos outros.
Alguns deles são voltados para pequenas empresas, enquanto outros possuem características que irão beneficiar mais os grandes negócios.
Independentemente do tipo, eles foram desenhados para que o negócio ganhe uma vantagem competitiva no mercado, e para que os desafios sejam vencidos com mais facilidade.
Apesar das suas vantagens, ainda são poucas as empresas que utilizam desse tipo de recurso em seus negócios.
Mas o que devemos levar em consideração é que o processo de confecção de uma peça é muito complexo e envolve o registro e transferência de informações detalhadas para todos os membros envolvidos.
Isso faz com que a forma tradicional de gestão, baseada em papel, seja extremamente obsoleta, por demandar um tempo muito maior, e ser muito mais sujeita a erros.
É ai que entram os softwares para gestão de confecções. Eles são capazes de reduzir o tempo de produção de uma peça, minimizar os erros envolvidos no registro e transmissão de dados, e ainda conseguem simplificar tarefas que seriam demasiado complexas para serem realizadas “à mão”.
As informações à respeito de todas as etapas de produção são armazenadas e facilmente compartilhadas com todos os envolvidos, seja na área de produção, design, desenvolvimento, planejamento de custos, confecção, entrega, administração…
Além disso, todo o controle financeiro pode ser realizado de forma automática e simples, e é atualizado em tempo real. A tecnologia já está sendo utilizada a nosso favor em muitas áreas, e a indústria de confecção é uma delas.
Se você quer saber mais sobre os softwares para confecções, suas vantagens, como eles funcionam, e como eles podem ajudar a sua empresa, entre em contato com a Rz Sistemas, uma empresa que há mais de 20 anos traz soluções em softwares para as maiores confecções do Brasil.