As confecções, como todos os negócios, precisam de uma organização sistemática, e o controle financeiro é fundamental para essa organização.
Estabelecer processos organizados de controle financeiro em uma confecção é importante para prevenir perdas de estoque, redução dos lucros, prejuízos e outros problemas, podendo prejudicar o seu negócio tanto financeiramente, quanto afetar a qualidade do produto final.
Além disso, o controle financeiro é importante, pois ele serve não só para manter a organização e tudo funcionando da forma correta, mas também para evitar fraudes e furtos dentro da empresa, de forma a ter um controle e um registro de tudo o que entra e tudo o que sai na companhia.
Formas de controle financeiro em uma confecção
O controle financeiro pode ser realizado em diversas frentes, e cada uma delas deve ser atribuída à um grupo de funcionários, com definições claras de responsabilidade para cada indivíduo, para que sejam realizadas de forma correta.
O controle de uma confecção pode ser realizado das seguintes formas:
-
Controle financeiro direto
O controle financeiro direto se refere ao dinheiro propriamente dito. O dinheiro é o item mais facilmente perdido em uma confecção, e o mais difícil de manter controle. Logo, um controle interno sobre o dinheiro se torna fundamental para o bom funcionamento do negócio.
Algumas medidas podem ser tomadas de forma prática, como limitar o acesso ao dinheiro e ao registro de entradas e saídas a poucas pessoas, e manter a contabilidade do negócio diariamente.
Outro ponto chave no controle financeiro é o controle do estoque de uma confecção. Manter um controle rigoroso da matéria prima, bem como dos estoques de produtos finalizados, é tão importante quanto manter um controle rígido do dinheiro.
Afinal, mercadoria é dinheiro em potencial, e é nela que se encontram os seus lucros, e o que movimenta seu negócio. Para isso, o controle do estoque deve ser diário.
-
Controle de compras e entregas
Da mesma forma como os itens anteriores, as compras e a entregas devem ser registradas, pois eles geram impacto direto no controle financeiro da empresa, influenciando o caixa do dia e a produção, de forma direta.
-
Controle de receitas
Tudo o que entra na empresa deve ser rigorosamente controlado, assim como tudo o que sai. Além de manter o registro de tudo o que o cliente paga, é necessário manter o registro de quando ele paga, para se ter uma noção precisa de prazos.
Dessa forma, o controle da receita da sua confecção ajudará no planejamento de custos e na manutenção de um caixa positivo.
Todo controle financeiro eficiente passa pelo controle de despesas, afinal fazendo uma analogia sobre como funciona o fluxo de caixa de uma confecção ou de qualquer empresa podemos comparar a um chuveiro, onde existe apenas uma fonte de recursos (água) e vários furos onde os recursos saem , ou seja ali esta um grande problema das confecções em geral, controlar as despesas , classificá-las para depois analisar onde estão saindo mais recursos, alem de controlar com precisão os gastos com terceiros como facções, estamparias, bordados dentre outros
-
Controle de Receitas e Despesas
Antes de Montar um demostrativo de resultado também é possível ter um comparativo mês a mês das receitas e despesas de sua confecção com este controle simples e eficiente você poderá ter uma noção exata de onde sai e entra o dinheiro tendo o saldo real que sobrou ou faltou no mês sem muito trabalho.
-
Demostrativo de Resultado (DRE)
Um bom sistema financeiro permite a geração de um demostrativo de resultado, que nada mais é que um agrupamento de receitas e despesas agrupado por nível e subnível, caso queira mais informações sobre o Demostrativo de Resultado leia esta POST
Como manter o controle financeiro da sua confecção na prática?
Parece difícil fazer tufo o que foi mencionado acima de forma a manter os dados organizados, de fácil acesso, e a prova de erros, não é mesmo? E realmente é.
Utilizar registros à mão, livros de caixa, além de ser arcaico, dá margem para erros, e mantém os dados desorganizados. Imagina tentar procurar um pagamento específico feito há dois meses, anotado em um lugar perdido em um caderno? Complica a situação.
É ai que surgiram os softwares para controle financeiro de empresas. Eles surgiram para otimizar o seu tempo, tornar o controle financeiro mais prático, e mais organizado, deixando tempo de sobre para você investir no seu trabalho e fazer a sua empresa crescer, com tudo no lugar.
Além de registrar os dados com praticidade, você tem análise desses dados e informações geradas pelos programas que te ajudam na gestão, na organização dos resultados, no controle e no planejamento financeiro, e alavancam seu negócio.
Controle financeiro específico para confecções
Na Rz Sistemas, você possui opções de sistemas para controle financeiro voltados para confecções, com todas as ferramentas que você precisa para gerir as finanças da sua empresa de forma organizada, prática e segura.
Opções de automatização de pedidos, força de vendas, controle de despesas, comissões e títulos a pagar, fechamento de facções, e gastos com produção e mercadoria estão à sua disposição em um sistema ERP têxtil que irá facilitar a sua vida e a de sua empresa.
Para saber mais sobre o programa, acesse a página da empresa no link https://www.sistemaparaconfeccao.com.br/controle-financeiro-para-confeccao-ad/